Há quem diga que nutricionista serve somente para prescrever dieta, mas nós, como profissionais da área, sabemos que é muito mais do que isso. Praticar a Nutrição Clínica (que é apenas uma das opções que um nutricionista pode seguir) abrange mais do que o plano alimentar.
Principalmente para quem atua como Personal Diet (profissional que atende na casa dos pacientes) é necessário conhecer os hábitos do paciente saber como modifica-los. Um exemplo disso é a organização da geladeira.
Por isso, seguem 5 dicas sobre organização de geladeira, que servem tanto para profissionais que desejam se informar quanto ao assunto quanto para o público em geral que deseja começar a condimentar melhor seus alimentos:
Potes transparentes são importantes: Deixar os alimentos a vista na geladeira é de grande ajuda, principalmente para quem organiza a alimentação da semana em um único dia (porque a geladeira acaba ficando cheia). Sabemos que recipientes de vidro são melhores do que os de plástico para o armazenamento, mas, no início, porque não apenas trocar os coloridos por transparentes? Vamos aposentar o pote de sorvete com feijão dentro!
Alimentos mais perecíveis precisam de cuidados especiais: Carnes e peixes devem ser colocados em um recipiente fechado com tampa e o mais longe possível de outros alimentos, para evitar a contaminação. O ideal é que sejam consumidos em até 2 dias (caso não seja possível, congele!).
Vegetais devem ser armazenados já lavados: Nada de chegar do supermercado ou feira e “jogar” os alimentos no gavetão. Antes de guardar, reserve alguns minutos para lavar, secar e acondicionar esses alimentos. Com isso feito, é possível guarda-los em um saco plástico transparente em porções menores para o uso diário.
Cada tipo de alimento tem o seu lugar: A geladeira não recebe o frio de forma igual em toda a sua extensão. Por isso é necessário ficar atento ao local em que os alimentos são colocados.
Verduras, legumes e frutas: Podem ser colocadas no “gavetão” que fica na parte de baixo.
Alimentos que precisam de mais refrigeração (laticínios, carnes) devem ficar na parte superior da geladeira.
Bolos, refrigerantes, etc podem ficar nas prateleiras inferiores, pois precisam de menos frio.
Os ovos devem ficar dentro da geladeira, e não na porta, para não sofrerem com a trepidação e alteração de temperatura.
Também é sempre importante manter a higiene da geladeira: A limpeza geral (com desligamento do aparelho e retirada de todos os alimentos) pode ser realizada mensalmente, porém é sempre necessário fazer a manutenção dessa limpeza passando um pano com álcool para que seja possível evitar a proliferação de microrganismos.
Com essas dicas fica mais fácil entender o porquê da importância de uma geladeira limpa e organizada para a saúde. Quando falamos em saúde não é necessário que seja algo relacionado diretamente com o nosso corpo. Acondicionar alimentos de forma correta para o consumto faz com que estejamos promovendo a saúde da família e a protegendo de possíveis doenças.
Luiza Ferracini Cunha
CRN2 12980
@luizaferracini
Mestre em Ciências da Saúde – UFCSPA
Comments