Rosácea é uma doença vascular caracterizada por rubor no rosto, podendo ser acompanhado de pápulas. É mais recorrente em pessoas de pele clara, e normalmente aparece entre os 30 e 50 anos de idade. É mais comum em mulheres, mas pode atingir homens e nesses tende a ser mais grave.
Não há cura para a rosácea, mas já há tratamento e controle denependendo da fase clínica em que o paciente se encontra. O tratamento pode incluir sabonetes e protetores solares específicos, antimicrobianos tópicos ou antiparasitários. A pele do paciente com rosácea se torna extremamente sensível, sendo necessário um cuidado extra na escolha dos produtos de uso tópico.
A alimentação e Nutrição possuem ligação com muitas doenças de pele, e com a rosácea não é diferente. A nutricionista Estética tem todas as ferramentas para auxiliar o paciente no controle da situação.
Existem diversos fatores que são agravantes dessa condição, e que devem ser controlados ou evitados por pacientes com rosácea:
Bebidas alcoólicas
Alimentos condimentados
Alimentos ricos em sódio
Alimentos muito ácidos (laranja, tomate)
Qualquer alimento inflamatório
Ainda dentro da alimentação, existem algumas estratégias que podem ser utilizadas de forma positiva para o controle da rosácea:
Dieta de baixo índice glicêmico
Dieta antiiflamatória
Uso de pré e probióticos
Adequação de fibras
Adequação do consumo de omega-3 e zinco
Lembrando que qualquer estratégia nutricional deve ser acompanhada por nutricionista e qualquer medicação de uso tópico ou oral deve ser acompanhada por dermatologista.
Além da alimentação, o nutricionista também poderá suplementar nutrientes específicos para adequação e melhora dos sintomas da rosácea.
Gostou do texto e quer controlar a rosácea? Agende já sua consulta!