A dieta cetogênica tem sido muito procurada por pacientes para perda de peso rápida - o que muitas vezes pode não acontecer. É caracterizada pelo seu baixo índice de carboidratos (pães, massas, farinhas, batata, etc). Pode-se considerar cetogência a estratégia que tiver menos de 20% de carboidratos ao dia. A população brasileira costuma consumir entre 50 e 60% de carboidratos ao dia, e por isso essa estratégia deve ser realizada sempre com o auxílio de um profissional e não serve para todos os indivíduos.
Um erro comum de pacientes que iniciam a dieta cetogênica sem orientação é fazer a troca do carboidrato somente por proteínas (carnes e ovos). Em um primeiro momento essa alteração aumenta a saciedade, mas a longo prazo pode ser extremamente prejudicial para o organismo. Muitos acreditam que para emagrecer é necessário consumir "carne e salada" em todas as refeições, e isso não deixa de ser uma estratégia de cetose, porém com poucos nutrientes.
A ingestão de nutrientes é, em quase todas as situações, mais importante do que a quantidade exata de calorias consumidas. Quando falamos em "emagrecer com saúde" é exatamente disso que estamos falando. Trocar os carboidratos por legumes, frutas e verduras é o ideal, e não apenas por folhas de alface. Quanto mais colorida for a sua alimentação, melhor!
Indico algumas orientações para redução leve no consumo de carboidratos, lembrando que essas dicas não caracterizam uma dieta cetogênica - pois a mesma deve ser realizada com orientação profissional:
Diminua o consumo de carboidratos nas grandes refeições, trocando por legumes e verduras. Deixe que metade do seu prato seja colorido, e a outra metade divida entre proteínas e carboidratos. Outra opção é escolher somente uma das grandes refeições para o consumo desse nutriente.
Aumente o consumo de proteínas também nos lanches. Isso fará com que sua fome nas grandes refeições diminua, fazendo com que tenha menos vontade de "um pratão de massa", por exemplo.
Tome um bom café da manhã. Essa será a refeição base para o seu dia, e se ela não for bem feita é possível que a fome não seja controlada.
Evite, principalmente, farinhas brancas. Esse tipo de carboidrato dá menos saciedade, fazendo com que você sinta fome mais vezes ao dia.
Não deixe que a alimentação controle a sua vida. No momento em que o cuidado com o que você come trouxer sofrimento é porque está na hora de rever ou procurar ajuda.
Com essas orientações você conseguirá reduzir levemente o consumo de carboidratos e verificar se essa estratégia pode ser interessante. Existem organismos que não se adequam à diminuição desse nutriente, e está tudo bem. Com a ajuda de um profissional será possível ver qual estratégia, entre essa e tantas outras, é a ideal para você.
Lembrando que a estratégia ideal é aquela que você consegue seguir, independente do nome dado. A alimentação deve se adequar à sua rotina e necessidades, e não o contrário.
Quer saber mais sobre essa e outras estratégias, além de verificar o que funciona para você? Marque uma consulta e conseguirei auxilia-lo a modificar seus hábitos da forma mais saudável possível, e sem sofrimento!
Comments