Se eu perguntasse nesse momento: "o que é autoestima para você?", sua resposta estaria ligada ao físico? Pois é.
Semana passada fiz exatamente essa enquente no instagram (@nutriluizaferracini) e todas as respostas tiveram relação com o corpo, espelho, gostar do que se vê. Não que isso não seja importante, mas claramente não é tudo.
Existe um limiar onde a autocrítica afeta a autoestima, e isso pode ser muito prejudicial. Assim como "se cobrar" para ser melhor pode nos levar muito longe - saindo da zona de conforto -, também pode frustrar e prejudicar. E isso piora muito quando falamos somente do que vemos no espelho.
A autoestima tem que estar ligada ao que você é, e não somente ao que você aparenta. Para deixar sua relação consigo mesma mais saudável, deixo uma lista do que você pode fazer:
Entender no que você é bom
Listar suas habilidades e qualidades
Não se comparar com outras pessoas
Fazer as pazes com a sua história
Viu? Nada disso está ligado diretamente ao seu corpo ou sua aparência. Se relacionar melhor com quem você é por dentro com certeza vai auxiliar a se enxergar de forma mais bonita. Sei que somos cobrados constantemente para sermos perfeitos - e muito quem nos cobra somos nós mesmos. Tente se desconectar desse pensamento para entender que você tem defeitos sim, e que isso faz parte - todos temos.
Dentro do consultório um dos meus grandes objetivos é fazer com que os pacientes voltem a gostar de si mesmos, pois só assim conseguiremos atingir seus objetivos.
O que você está esperando para melhorar sua relação consigo mesmo? Agende já sua consulta para trabalharmos isso juntos!
Comments